Você sabia que metade dos projetos arquitetônicos da Europa são frutos de retrofit?

Isso mesmo, 50% obras europeias são em edifícios ou imóveis ultrapassados ou inutilizados.

Essa tendência se fortaleceu por lá em função da legislação vigente, que proíbe a substituição do acervo arquitetônico, com a intenção de preservar o patrimônio histórico. Sendo assim, restava a opção de restaurar o existente.

Para quem não sabe, o retrofit é um termo utilizado para designar o processo de modernização de alguma construção considerada ultrapassada ou fora de norma.

Em obras retrofitadas são encontradas novas soluções para fachadas, acessos, instalações elétricas e hidráulicas, circulação, proteção contra incêndio e mais.

Arquitetos, urbanistas, designers, projetistas e engenheiros estão cada vez mais envolvidos em renovações e atualizações de projetos, mantendo a estrutura desses locais na íntegra.

Assim, o retrofit surge como uma solução para antigos espaços, obras abandonadas ou em péssimo estado de conservação.

Retrofit
Crédito: Hometeka

Mas não pense que retrofit se trata de uma simples reforma. O conceito se refere à preservação da memória do espaço, que além de readequado, é modernizado.

A (re)construção de um belo edifício é, além do nascimento de uma nova paisagem urbana, uma maneira justa e perfeita de colocar nosso nome na lembrança das pessoas que se utilizam dela.
Elisson Gualtieri Ferreira – arquiteto e urbanista

O arquiteto Elisson Gualtieri Ferreira, da KGF Arquitetura, sabe bem o peso dessa memória. Ele assinou projetos de retrofit em duas grandes obras da marca Sicoob.

Para ele, os projetos corporativos necessitam sempre de um apelo visual capaz de influenciar na escolha pela concorrência. Muito se fala em belas obras de arquitetura, mas por trás de um belo edifício existe muito tempo de estudos.

Cada volume, forma e cor devidamente alocado no seu devido lugar proporciona não somente harmonia e bem-estar, mas também o interesse de quem vai utilizar aquele espaço.

E quando falamos em empresas ele se refere a um ambiente onde serão fechados grandes acordos comerciais ou até mesmo consolidar uma marca.

Partindo desse princípio grandes corporações têm levado em consideração esses fatores para se destacar no cenário corporativo.

Retrofit: cases de sucesso com o Sicoob

A KGF Arquitetura utilizou o retrofit em duas grandes obras em parceria com a AGF Soluções em Fachadas para a Cooperativa de Crédito Sicoob Credicapital, instituição que tem crescido fortemente em Cascavel e região.

André Luís Gonçalves da AGF, Antônio Bordini Júnior do Sicoob e Elisson Gualtieri Ferreira da KGF Arquitetura
André Luís Gonçalves da AGF, Antônio Bordini Júnior do Sicoob e Elisson Gualtieri Ferreira da KGF Arquitetura (Crédito: arquivo pessoal)

Já consolidada como instituição financeira, o Sicoob tem se destacado também na divulgação de sua marca através de campanhas de marketing, novas unidades e remodelação de suas agências.

Todas essas mudanças, segundo o arquiteto Elisson, redefiniram a forma de receber e se relacionar com seus cooperados, de maneira mais humanizada, prezando pela confiança.

Em 2018, o salto foi significativo. As mudanças abraçaram as instalações físicas com duas grandes obras em retrofit.

O arquiteto Elisson conta que a missão era transformar edifícios até então com características distantes de uma instituição bancária, em obras que mantivessem a identidade da marca, mas também apresentassem uma nova forma de relação entre cooperativa e cooperado.

Nascia a nova cara do Sicoob em Cascavel.

Mas como fazer tamanha transformação atendendo ao Briefing do cliente em paralelo ao caderno de padronização da marca?

A resposta é: você precisar ter ao seu lado os parceiros certos.

Sicoob Uopeccan: retrofit iluminado com criatividade

Localizada na Av. Tancredo Neves, o projeto era desafiador. O Sicoob ocuparia uma edificação onde funcionava uma empresa de implementos agrícolas, sem qualquer estudo de harmonia e preocupação estética, apenas cumpria sua função naquele fim específico.

No ambiente interno desta nova unidade, o arquiteto Elisson e sua equipe precisava resolver questões de acabamentos, mas principalmente iluminação, devido à baixa luminosidade, pé direito alto e atendimentos as normas, viabilizando o atendimento humanizado dos cooperados.

Sicoob Uopeccan antes da reforma
Ambiente antes do retrofit
Sicoob Uopeccan depois da reforma
Ambiente interno do Sicoob foi preservado com muita criatividade. (Crédito: arquivo pessoal)

A utilização do Forro Modular da Hunter Douglas, instalado em uma estrutura auxiliar e atirantado à estrutura da cobertura, conseguiu resolver o problema da iluminação esteticamente condizente com a proposta do ambiente.

“Trabalho cirúrgico realizado pela equipe da AGF”, ressalta Elisson.

Fachada da Sicoob Uopeccan antes da reforma
Fachada da Sicoob Uopeccan antes da reforma. (Crédito: arquivo pessoal)
Fachada da Sicoob Uopeccan depois da reforma
Fachada da Sicoob Uopeccan depois da reforma. (Crédito: arquivo pessoal)

Já na fachada, os pilares e vigas aparentes e ressaltadas, com a vedação em tijolos cerâmicos pintados, exigiu criatividade.

A solução adotada foi um jogo de volumes em ACM e placas cimentícias, também com elementos em ACM vazados, desenhado e recortado eletronicamente para criar um ponto de destaque durante o dia.

Em momentos com baixa luminosidade e a noite, foi instalado um sistema de iluminação automatizada em fibra ótica que, conforme a ocasião, muda de cor em alusão às campanhas mensais da cooperativa, como Setembro Amarelo e Outubro Rosa, além do jogo de luz e sombras dos elementos volumétricos executados pela AGF System.

Sicoob Centro: uma fachada retrofitada de respeito

Localizada no coração de Cascavel, trata-se de uma unidade já consolidada se utilizando de um espaço que não condizia com sua condição.

A falta de opções disponíveis naquela região da cidade colocou uma antiga concessionária de veículos no caminho do Sicoob e da KGF.

Os espaços de oficina, depósitos, escritórios e área de exposição foram completamente reformulados, criando novos espaços e refazendo as instalações de infraestruturas comprometidas.

Mas a fachada foi o ponto alto deste projeto de retrofit.

Sicoob Centro antes da reforma
Sicoob Centro antes da reforma. (Crédito: arquivo pessoal)

 

Sicoob Centro depois da reforma
Sicoob Centro depois da reforma. Retrofit da fachada foi desafiador em cada detalhe. (Crédito: arquivo pessoal)

 

Sicoob Centro a noite
Sicoob Centro a noite. (Crédito: arquivo pessoal)

Foi necessário remover revestimentos, estruturas metálicas, demolições de alvenaria e reconstrução de novos elementos estruturais, concreto e metálicos.

Os novos revestimentos e volumetrias foram executados com maestria e repaginaram por completo a fachada dando nova cara à edificação.

Novamente a AGF utilizou elementos aplicados na unidade PA Uopeccan, além da aplicação de ACM amadeirados nas platibandas e hall externo, com revestimento de alumínio composto na cor da marca e características marcantes, ACM em preto vazado e iluminação automatizada em fibra ótica.

Precisando de um projeto de retrofit?

Comece já avaliando a sua fachada, gratuitamente. CLIQUE AQUI!

O que você achou desse conteúdo?

Ganhe uma avaliação gratuita da sua empresa e descubra como aumentar as vendas. Começar agora

Deixe seu comentário para a gente