Independente se você trabalha com projetos, maquete eletrônica ou designer de interiores, o marketing para arquitetos precisa ser tão bem executado quanto os seus projetos funcionais e belos.

Se sua intenção é captar clientes, organizar seu negócio e não desperdiçar mais dinheiro em ações isoladas e que não dão retorno, dois passos são fundamentais para trabalhar seu marketing:

  1. Montar um plano de marketing para arquitetos
  2. Elaborar estratégias para colocá-lo em prática

Confira as dicas de marketing para arquitetos e comece já!

Defina um nome

Independente se você faz projetos ou obras. Você precisa ter um nome, as pessoas precisam saber quem é você.

Fachadas com grandes marcas

Apresente seu negócio

Ter um site, um blog ou os dois?

É melhor desenvolver um site ou blog próprio ou comprar uma plataforma pronta?

Por que é tão difícil escolher a melhor opção?

Porque cada experiência é sempre pessoal, por isso vale conversar com colegas, pesquisar referências na web, mas saiba que ter algo simples, com conteúdo de fácil entendimento e um site responsivo é a melhor combinação para apresentar sua marca.

Produza conteúdos

Os consumidores estão cada vez mais utilizando a internet como fonte de informação. Além de divulgar suas ações e projetos nas redes sociais, uma boa dica de marketing para arquitetos é trabalhar com marketing de conteúdo.

Afinal, nada mal ser encontrado no topo do Google!

A estratégia para ampliar esse alcance é criar conteúdos otimizados para os mecanismos de buscas, técnica conhecida como SEO (Search Engine Optimization).

Essas técnicas aplicadas em conteúdos produzidos para seu blog ou site geram uma classificação nos mecanismos de buscas, como Google, Bing, entre outros. Esse rankeamento determina a posição em que seu site vai aparecer quando uma busca for feita. E saiba que:

93% das experiências online começam em um site de buscas.

Invista em upsell

Upsell é um termo familiar para você?

No segmento essa técnica funciona muito bem como uma estratégia de marketing para arquitetos.

Sabe quando você compra um carro e o vendedor oferece bancos de couro por um valor extra irresistível?

O cliente já abriu a carteira para você, oferecer mais por um precinho bem atrativo é uma jogada quase certeira.

Agregar um serviço adicional torna-se uma ação de marketing relativamente barata, pode aumentar o faturamento e satisfazer o cliente de um jeito que você sequer imaginava.

No segmento de arquitetura a oferta pode ser uma apresentação de realidade virtual, a renderização de um outro ângulo ou uma planta humanizada.

Conquiste indicações

Não tem melhor forma de conquistar um novo cliente com alguém falando bem de você. Esse é o chamado marketing de indicação e mesmo sendo uma técnica para aumentar as vendas antiga (e para muitos ultrapassada), pode ser um coringa em meses de aperto.

Um bom trabalho gera organicamente uma indicação. Mas você pode explorar essas indicações em campanhas de marketing digital, com a devida autorização de seus clientes, claro.

Outra forma de aproveitar as indicações é oferecendo descontos ou vantagens. Quem indica você ou sua empresa ganha algo em troca. Se você atua com arquitetura comercial, imagine o quanto pode aumentar o seu poder de fogo.

Escolha um canal

Marketing nas redes sociais

Segundo uma pesquisa feita pela ComScore Consultoria, as pessoas ficam em média 650 horas por mês nas redes sociais no Brasil.

Mas em quais redes sociais você deve investir para divulgar o seu trabalho?

Veja só: a Adidas fez um teste entre as redes sociais. A marca colocou o mesmo post no Facebook e no Instagram e, nesta, obteve 10 vezes mais engajamento do que no Facebook.

O Facebook ainda lidera em acessos, mas o Instagram desponta em engajamento e envolvimento com o público, características bem interessantes para quem quer vender através da rede social.

Se você não sabe por onde começar, não tem verba ou tempo para investir em uma campanha de marketing multicanal, comece em uma rede e faça bem feito!

A gente também está nas redes sociais!

Então se você quer outras dicas de marketing para arquitetos siga a AGF no Instagram e Facebook para saber mais 😉

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