Comunicar quer dizer transmitir uma informação. A comunicação permite que as pessoas digam ou mostrem uma mensagem, seja verbal ou não-verbal. Por isso não é apenas quando estamos falando que vendemos nosso negócio ou produto. Uma boa estratégia de marketing deve manter a comunicação visual no topo da lista de prioridades.

A comunicação visual serve para destacar os valores das empresas e ampliar a confiança dos clientes. Seja com a identidade visual da marca, da fachada da loja ou de um letreiro luminoso, a empresa constrói um relacionamento consistente com o público através do uso de elementos visuais.

Você já parou pra pensar que mensagem está transmitindo com a comunicação visual da sua fachada?

Então está mais do que na hora de começar a se preocupar com isso!

Por isso preparamos um guia definitivo da comunicação visual para fachadas de empresas com tudo o que você precisa saber para tomar as decisões certas antes de abrir o seu negócio ou revitalizar sua empresa.

Quando falamos em comunicação visual nos referimos a um conceito super amplo, que inclui desde material gráfico, como folders, flyers, banners até o tipo de revestimento que você utiliza em sua fachada. Esse guia tem como objetivo mostrar como os principais aspectos da linguagem visual podem influenciar positivamente na imagem da sua empresa, sem que você perceba.

Exemplo disso são marcas populares como Apple, McDonald’s ou Coca. Fortes, com elementos visuais marcantes e um conjunto de sinais presentes em todas as frentes do negócio, como marca, campanhas de marketing para rádio, tv e internet, fachadas, material gráfico, adesivos, painéis, totens, PDV, brindes, entre inúmeros meios de comunicação que cumprem com a função de divulgar a marca.

Antes de continuar que tal a gente reforçar os principais conceitos!

O que é comunicação visual?

  • É um elemento gráfico (visual) que transmite uma mensagem.
  • É todo meio de comunicação expresso com a utilização de elementos visuais como signos, fotografias, desenhos, gráficos, entre outros.
  • É toda transmissão e recepção de uma mensagem por meio exclusivo da visão.
  • É tudo que faz uso da linguagem visual.
  • É toda interação que se dá com os clientes através de códigos visuais, como por exemplo uma fachada bem projetada ou uma vitrine bem elaborada.

E por que investir em comunicação visual?

Hoje em dia tudo é visual. A primeira impressão é aquela que a gente vê e, normalmente, fica. Somos fisgados pela comunicação visual quase que despercebidos. Por isso é importante não perder oportunidade e transmitir a melhor impressão possível. Já dizia o provérbio…

Uma imagem vale mais que mil palavras.
Confúcio

Mas um simples excesso pode comprometer o resultado de todo projeto. Imagine uma fachada exageradamente pomposa para um estabelecimento que se define popular. Pode causar confusão (afastando possíveis clientes) e até frustração entre o público.

Por isso investir em comunicação visual é importante para cativar e fidelizar clientes, mas antes de mais nada é preciso entender quem você é para transmitir a mensagem correta.

Só assim você garante que sua marca será lembrada e recomendada.

Uma pesquisa do Sebrae/SP identificou que fachadas, vitrines, iluminação e outros aspectos visuais podem aumentar em até 40% o faturamento das empresas quando estão alinhadas à proposta do empreendimento.

Leia mais

Como fazer uma boa comunicação visual?

Com conceito e mensagem alinhados, é hora de pensar na execução. Profissionais qualificados e materiais de boa procedência são itens que não podem ficar de fora do check list do seu projeto.

Procure profissionais de design em sua cidade ou arquitetos para execução de projetos de fachada, por exemplo. Eles terão a expertise necessária para transmitir o conceito ideal e vão utilizar os canais e a matéria-prima adequados para a sua obra.

Ganhar diagnóstico gratuito

As soluções mais populares, principais aplicações e vantagens

REVESTIMENTO EM ACM

O QUE É?

O ACM é um revestimento em alumínio pintado ou anodizado, composto por duas chapas de alumínio, usando um processo de colagem sofisticado que envolve adesivos químicos a temperaturas elevadas. O resultado é um produto com excelente uniformidade, resistência e beleza. Pode ser moldado, cortado e vazado em diversas formas, podendo se tornar peças únicas e exclusivas, garantindo um visual contemporâneo.

O revestimento em ACM é um material de alta tecnologia que oferece amplas vantagens ao ser comparado com outros materiais usados como revestimento na construção civil. A sua facilidade de conformação o qualifica como uma das melhores soluções para a criação de revestimento para fachadas comerciais e residenciais, e ainda, soluções em comunicação visual como pórticos, totens e projetos especiais.

PRINCIPAIS APLICAÇÕES

  • Revestimento de fachadas, pilar, marquise e testeira
  • Criação de logomarcas, letras caixa, números, totens, placas, luminosos e muito mais
  • Fabricação de porta, porta pivotante e portão

VANTAGENS

  • Alta durabilidade: quando escolhido para revestimento, possui vida útil de até 15 anos, o que reduz o custo de manutenção ou resíduos.
  • Super sustentável: reciclável e reduz a transmissão do calor por convecção, favorecendo a relação térmica em ambientes internos e menor uso de ar-condicionado.
  • Beleza inigualável: oferece variedade de cores e possui flexibilidade podendo ser dobrado ou curvado, favorecendo a fabricação de projetos arrojados e muito bonitos.
  • Mais proteção: além de bloquear radiação e não propagar fogo, protegem das chuvas, tempestades, secas, entre outros fenômenos climáticos.

LETRAS-CAIXA

O QUE É?

Também conhecida como letra box, letra em relevo, letra 3D ou letreiro, as letras-caixa é uma ótima opção. Além de garantir uma a possibilidade de uma fachada criativa, proporciona mais visibilidade para empresas que querem melhorar a comunicação visual.

PRINCIPAIS APLICAÇÕES

  • Fachadas de lojas
  • Espaços comerciais
  • Ambientes internos e externos
  • Projetos de PDV

VANTAGENS

  • Elegância no topo: este material se destaca por serem elegantes e valorizarem a marca e a fachada de empresas.
  • Precisão impecável: a execução é fiel a marca com acabamento impecável e precisão nos detalhes.
  • Mais durabilidade: a durabilidade das letras-caixa é altíssima ultrapassando para alguns materiais 10 anos. Para alguns materiais como o latão, o letreiro pode receber a aplicação de verniz para aumentar a sua durabilidade.
  • Super versátil: as letras-caixa não precisa ser somente letras ou palavras, ela pode ser feita no formato e no design da logo da empresa ou do negócio.

PAINÉIS E BRISES METÁLICOS

O QUE É?

Desenvolvidos para uso interno ou externo, com formas e comprimentos variáveis, que podem ser lisos ou perfurados de acordo com as requisições do projeto, fixos ou móveis (por controle manual, motorizado ou automação). Os painéis e brises metálicos diferenciam-se por sua planicidade e função, de espessura compatível com as suas dimensões e oferecem um perfeito acabamento, além de garantir privacidade e proteção ao sol.

PRINCIPAIS APLICAÇÕES

  • Prédios comerciais e residências
  • Padarias, restaurantes, entre outros
  • Hospitais
  • Escolas
  • Aeroportos e rodoviárias
  • Grandes vãos livres
  • Indústrias

VANTAGENS

  • Eficiência energética: o produto garante o controle de iluminação e ventilação dos ambientes, reduzindo a necessidade de cortinas, persianas ou venezianas e contribuindo para o uso racional do ar-condicionado.
  • Versatilidade: fornece destaque à fachada do estabelecimento devido aos seus diversos modelos que conseguem se adaptar a praticamente qualquer tipo de projeto arquitetônico, além de funcionar como complemento estético e visual.
  • Estilo: proporcionam modernidade e estilo ao projeto, funcionando como destaque da fachada de estabelecimentos e um diferencial para a estrutura da empresa.
  • Flexibilidade: é possível se adequar a diversas estruturas, podendo ser instalada em modo horizontal ou vertical e ainda contar com características exclusivas para cada modelo.
  • Qualidade garantida: a fabricação de uma estrutura metálica ocorre dentro de uma indústria e conta com mão-de-obra qualificada, o que dá ao cliente a garantia de uma obra com qualidade superior devido ao rígido controle existente durante todo o processo industrial.
  • Reciclabilidade: o metal é 100% reciclável e as estruturas podem ser desmontadas e reaproveitadas com menor geração de dejetos e prejuízo ao meio ambiente.

FACHADAS VENTILADAS

O QUE É?

É considerada uma solução construtiva sustentável que alia inovação e eficiência energética auxiliando na melhoria do conforto térmico. As fachadas ventiladas são capazes de reduzir entre 30% a 50% do consumo de energia de um edifício.

PRINCIPAIS APLICAÇÕES

  • Estruturas residenciais
  • Projetos comerciais
  • Hotéis
  • Hospitais
  • Equipamentos urbanos

VANTAGENS

  • Sistema respirante: possibilita a dispersão do vapor presente no interior das paredes, eliminando a umidade dos edifícios. O vapor de água que se forma no interior do edifício também pode ser parcialmente eliminado através das paredes, contribuindo, assim, com a conservação da estrutura.
  • Estanqueidade à água: quando dimensionado corretamente para as necessidades específicas de cada edifício, o sistema de fachadas ventiladas é capaz de controlar a entrada de água da chuva e eliminar as infiltrações, uma das causas mais frequentes da deterioração das fachadas.
  • Facilidade de limpeza: permitem que a limpeza das placas seja feita pela própria água da chuva, diminuindo o acúmulo de sujeira e inibindo a fixação de produtos químicos, como tintas e outros compostos utilizados em pichações, por exemplo.
  • Manutenção ágil: cada um dos painéis da fachada ventilada é independente. Esse fato facilita a instalação e a manutenção da fachada, possibilitando reparos, mudanças e checagens com agilidade.
  • Mais vida útil: a forma como os painéis são projetados e instalados na fachada permite a passagem do ar pelas juntas entre eles. Graças ao diferencial de pressão entre a parte interna da fachada (câmara entre fachada e estrutura principal da edificação) e externa, a infiltração de água é quase que insignificante, aumentando assim a vida útil do empreendimento.
  • Menos área de shaft: outra vantagem é a redução da área de shaft, que permite a utilização do espaço entre alvenaria e painéis para passagem das instalações elétricas, hidráulicas e de ar-condicionado.
  • Acabamento versátil: considerando a questão estética, o destaque fica por conta das cores e efeitos. Com o domínio das técnicas de cozimento e fabricação, é possível produzir os painéis em terracota com acabamento natural, esmaltado ou polido, em diversas cores e texturas. Os painéis são, ainda, resistentes às intempéries climáticas de forma definitiva.
  • 100% reciclável: outro diferencial do sistema é que os materiais utilizados em sua composição são 100% recicláveis.

ESTRUTURA METÁLICAS

O QUE É?

As estruturas metálicas são elementos estruturais que constituem o esqueleto de um edifício ou outra construção. As peças são fabricadas a partir da moldagem de chapa de aço galvanizado com baixa espessura. Paredes curvas, efeitos irregulares e toda base de fachadas são perfeitamente executáveis utilizando os perfis metálicos.

PRINCIPAIS APLICAÇÕES

  • Estrutura para projetos em ACM, brises e policarbonato
  • Coberturas em telhas metálicas
  • Calhas
  • Rufos
  • Pontes, edifícios, galpões, silos, entre outros

VANTAGENS

  • Flexibilidade arquitetônica: a utilização do aço proporciona ao arquiteto uma nova expressão para as construções. Em especial, quando utilizado de forma aparente.
  • Mais rapidez: por ser um produto fabricado fora do canteiro de obras, tem seu processo construtivo agilizado. Além disso, a estrutura metálica não é afetada pelo tempo ruim.
  • Redução de cargas: com isso, é possível dimensionar estruturas de fundação mais baratas. Isso reduz não só o custo, mas também o prazo da obra. É estimado que o custo pode ser reduzido em até 30%, comparado às estruturas de concreto.
  • Qualidade garantida: os elementos estruturais são fabricados e controlados com rigorosas medidas de controle de qualidade existentes em toda indústria.
  • Precisão milimétrica: todos os elementos são fabricados com o tamanho necessário exato. Isso garante um perfeito nivelamento e alinhamento de toda a estrutura, facilitando o assentamento de esquadrias, construção de fechamentos e aplicação do acabamento.
  • Otimização da área: por utilizar elementos mais esbeltos, as construções com esse material possuem maior potencial de aproveitamento da área útil. Fator essencial nas construções atuais, onde cada centímetro otimizado valoriza ambientes.
  • Sem desperdício: elimina o desperdício e reduz grande parte dos improvisos durante a obra, algo essencial para construções que desejam ser habilitadas como limpas ou receber alguma certificação ambiental.
  • Canteiro organizado: não é necessário com esta técnica construtiva grandes espaços para armazenamento de insumos como areia, cimento, brita, armação e madeira. Além disso, reduz a produção de entulhos durante a execução da obra.
  • Preço competitivo: colocar como vantagem deste tipo de técnica construtiva o preço seria muita ousadia tempos atrás. Entretanto, conforme o tipo de obra a estrutura metálica pode sim ser a opção construtiva mais competitiva do mercado.

POLICARBONATO

O QUE É?

É um tipo de poliéster com características termoplásticas, ou seja, pode ser moldado quando aquecido e permite diversos tipos de acabamento, como jateamento, polimento e pintura. Essa versatilidade faz do policarbonato um produto muito popular na indústria, arquitetura, medicina, entre outras áreas. É um material de alta transparência e resistência a impactos. Mais leve que o vidro, pode ser curvado a frio e tem proteção contra raios ultravioleta.

PRINCIPAIS APLICAÇÕES

  • Coberturas e fechamentos
  • Áreas externas como gazebos, jardins de inverno, varandas, garagens, estufas e piscinas
  • Vedações, janelas e revestimentos

VANTAGENS

  • Inquebráveis: alta resistência a impactos: em média 200 vezes superior a do vidro e 30 vezes maior que a do acrílico.
  • Mais funcional: moldado com facilidade, facilita a instalação, requer pouca manutenção e garante economia de energia.
  • Baixo peso: as chapas de policarbonato compactas pesam metade que as de vidro, trazendo uma enorme economia na instalação.
  • Anti-chamas: por ser um material auto-extinguível, o policarbonato evita a propagação de fogo e os gases gerados são menos tóxicos que os do acrílico.
  • Proteção anti-UV: as chapas de policarbonato para uso em coberturas possuem tratamento contra os raios ultravioletas mantendo a transparência e a resistência ao longo dos anos de exposição direta ao sol.
  • Versatilidade: podem ser instaladas sobre estrutura de alumínio, aço ou madeira, favorecendo o aspecto estético ao empreendimento.

Agora com todas as informações que você precisa para criar o seu projeto de comunicação visual, que tal conhecer algumas ideias para criar uma fachada de loja simplesmente perfeita?

O que você achou desse conteúdo?

Ganhe uma avaliação gratuita da sua empresa e descubra como aumentar as vendas. Começar agora

Deixe seu comentário para a gente