Já imaginou reduzir em até 30% o consumo de energia elétrica todos os meses em seu estabelecimento comercial?

As chamadas fachadas eficientes prometem tudo isso, além de design e conforto. Saiba como os brises podem ajudar na redução de custos nas empresas e de quebra dar uma repaginada na cara das fachadas comerciais.

Os brises são estruturas compostas por lâminas que podem ter acabamento liso ou perfurado, serem fixas ou móveis e instaladas na posição vertical ou horizontal. Deu pra perceber que é uma solução versátil, utilizada em ambientes internos ou externos, e fabricada em diversos materiais e cores.

Confira como cada tipo de brise ajuda na redução de custos nas empresas:

– Brises metálicos: normalmente produzidos em aço-carbono ou alumínio, portanto mais leves. Também são fáceis de limpar e instalar. Fabricados em indústria, o que garante maior controle de qualidade e precisão. Disponíveis com acabamento liso ou perfurado, o que possibilita maior passagem de vento.

– Brises de madeira: podem ser fabricados em madeira como Cedro e Jatobá, além de madeira de demolição, por ser mais barata e sustentável. Proporcionam conforto térmico e design atrativo para projetos arquitetônicos.

– Brises vegetais: ainda incomuns no Brasil, são compostos por suportes do lado externo onde são colocadas as plantas, normalmente trepadeiras. O sistema deve possuir irrigação e fertilização automatizadas, garantindo baixa manutenção. Colabora para a redução de ruídos e maior eficiência energética.

Cresol - Francisco Beltrão/PR
Termobrise com acionamento motorizado para dar aquele toque especial na fachada da sede administrativa da Cresol em Francisco Beltrão/PR. O projeto foi executado pela AGF Soluções em Fachadas.

Desde a década de 30 os brises são comuns em construções de prédios públicos, na versão em concreto e argamassa armada, justamente por melhorar a eficiência energética.

Mas, atualmente, a solução ganhou novas versões em materiais modernos e tem cativado consumidores residenciais e comerciais pela funcionalidade e estética.

Repare: os brises estão presentes em projetos arquitetônicos de indústrias, prédios comerciais, padarias, restaurantes, hospitais, escolas, aeroportos, rodoviárias, lojas, entre outros estabelecimentos do comércio.

Embora ainda tenham um custo mais elevado, em comparação a outros materiais utilizados em fachadas comerciais, é preciso levar em consideração a economia gerada pelos brises – no bolso e na qualidade de vida dos colaboradores e clientes.

Além de ser uma fachada econômica, estudos comprovam que o conforto proporcionado pelo brise provoca impactos positivos na produtividade e aprendizagem.

Dentre os benefícios citados por empresas que optaram por fachadas com brises dá pra destacar:

  1. Menor necessidade de energia elétrica, luz artificial, ar-condicionado e aquecimento
  2. Mais privacidade e proteção ao sol
  3. Bem-estar aos consumidores e colaboradores

Na prática, a ventilação entre a construção em alvenaria e os brises ajuda a manter os espaços secos, impedindo a formação do ar quente ou umidade.

Pode se tornar uma opção ainda mais econômica quando a instalação do brise já está prevista no projeto arquitetônico. O arquiteto é o profissional ideal para analisar a necessidade, a localização e o melhor brise para fachadas comerciais.

E tem mais! Confira outras vantagens ao utilizar brises na fachada da sua empresa:

Estilo

Proporciona modernidade e estilo ao projeto, funcionando como destaque da fachada de estabelecimentos e um diferencial para a estrutura da empresa.

Flexibilidade

É possível se adequar a diversas estruturas e ainda conta com características exclusivas para cada modelo. Ou seja, permite que cada projeto seja único.

Reciclabilidade

O metal, um dos materiais mais utilizados na fabricação de brises, é 100% reciclável e pode ser reaproveitado com menor prejuízo ao meio ambiente.

Como escolher a melhor opção de fachada comercial?

Antes de adquirir o brise, o dono da empresa deve ter deve ter certeza de que o modelo atende aos requisitos definidos no projeto arquitetônico. É preciso prever quantidade, dimensões, área de fachada, abertura, material, acabamento, entre outros detalhes.

Por isso, antes de mais nada, pesquise em sua cidade uma empresa que forneça materiais de primeira, fabrique soluções que respeitam as medidas de controle de qualidade e ofereça garantias.

Nada melhor que ter alguns cuidados extras ao contratar uma empresa de comunicação visual. Isso vai assegurar um projeto de credibilidade e profissionalismo para a fachada da sua empresa.

Se redução de custos nas empresas é o seu problema, mas você ainda não tem certeza de qual é a melhor opção de fachada para a sua necessidade, a gente te ajuda a tirar todas as suas dúvidas!

Ganhar diagnóstico gratuito

O que você achou desse conteúdo?

Ganhe uma avaliação gratuita da sua empresa e descubra como aumentar as vendas. Começar agora

Deixe seu comentário para a gente