Certamente você já deve ter visto várias empresas próximas a sua casa ou trabalho que possuem fachada em ACM. O revestimento é considerado um coringa devido a sua versatilidade e características. Mas, além de ser bastante comum, o ACM apresenta vantagens interessantes.

Não tem como negar: as fachadas em ACM fazem toda a diferença na apresentação de lojas e estabelecimento, ainda mais se você explorar tudo o que o material tem a oferecer quando falamos de cores, texturas e acabamentos.

Quer saber tudo sobre fachada de ACM e se inspirar para renovar o visual da sua empresa?

Aplicado em diversos projetos arquitetônicos, a fachada em ACM se tornou bastante comum e cada vez mais popular. Agora você deve estar se perguntando:

Esse revestimento é usado apenas em fachadas comerciais?

Não!

A versatilidade permite que seja usado em diversas tipos obras e em praticamente todos os segmentos do comércio. Por exemplo: coberturas, varandas, painéis publicitários, pilastras, túneis, entre outros.

Muitos arquitetos e designers exploraram o ACM (ou painel de alumínio composto) em projetos de interiores. Repare em restaurantes, lojas, farmácias, panificadoras. Quem gosta de modelos coloridos e diferentes do convencional encontra no ACM uma ótima solução.

O que não faltam são opções, conceitos e cores.

No entanto, é preciso optar pelo ACM logo no início da obra, para decidir qual será o tamanho, formato e peculiaridades do material para que seja empregado da melhor forma possível, deixando a fachada bela e equilibrada.

DICA EXTRA
A instalação é o segredo para durabilidade do projeto. Nessa hora o auxílio de um especialista ou uma empresa especializada em comunicação visual é fundamental para escolha da técnica correta de fixação.

Aproveite a leitura para descobrir porque muitas empresas de todo lugar e de segmentos estão apostando nas fachadas em ACM para garantir um visual arrojado, contemporâneo e que impressiona os clientes!

O que é ACM na construção civil?

Os painéis de alumínio composto surgiram em 1965 na Alemanha. Foram criados pela empresa Alusuisse Composites, empresa incorporada pela Alcan em setembro de 2000.

O ACM é reconhecido como revestimento do futuro.

Isso porque possui inúmeras aplicabilidades. Vamos falar tudo sobre cada uma delas mais adiante, no entanto vale destacar as principais: versatilidade, alto grau de resistência em relação ao peso e à corrosão, leveza, durabilidade, facilidade de conformação e condutibilidade térmica.

Sendo assim, devido a sua versatilidade, o revestimento em ACM está sendo empregado em vários tipos de empreendimentos. Desde edifícios comerciais, lojas, universidades, postos de gasolina, indústrias, concessionárias de automóveis e mobiliários.

Os engenheiros e arquitetos são unânimes quando optam pelo ACM: buscam impacto visual e durabilidade.

As placas de alumínio composto têm sido, cada vez mais, uma solução que alia praticidade e design. Isso porque a fachada em ACM incorporou na paisagem das grandes áreas urbanas o conceito de contemporaneidade, mesclando beleza, funcionalidade e economia.

Confira na nossa galeria de fotos algumas obras de fachada em ACM e comunicação visual realizadas pela AGF em várias cidades do Paraná.

Acesse agora nosso guia completo da comunicação visual.

O que é uma placa de ACM?

O painel em ACM, que em inglês significa Aluminum Composite Material, é um revestimento em alumínio anodizado ou pintado, formado por duas chapas de alumínio com miolo de polietileno utilizando um processo de colagem sofisticado que envolve adesivos químicos a temperaturas altas.

Essa formação concede ao produto melhor relação de peso e resistência se igualado aos outros existentes no mercado para execução de fachadas comerciais.

Dessa forma, é um produto com uniformidade, beleza e resistência incomparáveis. Isso porque as placas de ACM podem ser moldadas, cortadas, vazadas em diversas formas e transformadas em peças únicas e exclusivas para cada projeto arquitetônico.

Quais as principais aplicações do ACM?

As placas de ACM podem ser empregadas no revestimento de fachadas planas ou arredondadas, pilares, testeira, coberturas e marquises. Também são muito utilizadas na produção de portas, portões, colunas e pórticos.

Entretanto, é na comunicação visual que o ACM protagoniza projetos arquitetônicos, justamente por ser uma solução versátil e atraente.

Seja em fachadas ou no interior de estabelecimentos comerciais, é utilizado na criação de logomarcas, letras caixa, números, totens, placas de identificação, letreiros luminosos e outros.

A placa de ACM pode, ainda, ser moldado e usado como decoração e isolante termoacústico em projetos de interiores.

Uma das únicas restrições das placas de ACM é ser utilizado como revestimento de piso.

Isso quer dizer: se o projeto for elaborado adequadamente e respeitar as características do material, o alumínio composto pode ser utilizado em praticamente todo tipo de obra.

Quais os tipos mais comuns desse tipo de revestimento?

No Brasil, normalmente, a dimensão da placa de ACM varia entre 3 e 4 mm de espessura e pode ganhar duas pinturas diferentes: Poliéster (7 anos de garantia) e Kynar (15 anos de garantia).

A placa chapas podem ser fabricadas sob medida se o projeto tiver grandes dimensões, contudo normalmente respeitam as proporção de 1,25 x 5m ou 1,50 x 5m.

Se você pretende utilizar o revestimento de ACM em fachadas, a especificação mais adequada são as placas de ACM com 4 mm e pintura tipo Kynar 500, para garantir uniformidade da cor e mais resistência.

Ganhe um diagnóstico gratuito para potencializar a fachada da sua empresa

As 4 grandes vantagens das fachadas em ACM

Entre as vantagens da solução é possível destacar quatro grandes características.

Confira:

Placas em ACM têm alta durabilidade

Quando escolhido para revestimento de fachadas, o ACM possui vida útil de até 15 anos, o que reduz o custo de manutenção ou resíduos.

Um material com beleza inigualável

O alumínio composto oferece variedade de cores e possui flexibilidade podendo ser dobrado ou curvado, favorecendo a fabricação de projetos arrojados e muito bonitos.

ACM na fachada é super sustentável

Além disso, o material é reciclável e reduz a transmissão do calor por convecção, favorecendo a relação térmica em ambientes internos e menor uso de ar condicionado.

Oferece proteção extra para a fachada

Além de bloquear radiação e não propagar fogo (já que é o alumínio que fica exposto às chamas), os painéis em ACM protegem fachadas e chuvas, tempestades, secas, entre outros fenômenos climáticos.

E tem mais!

Confira os 3 principais diferenciais do ACM em fachadas!

ACM é dobrável

Um dos grandes diferenciais das placas de ACM é a possibilidade de dobrá-los, o que torna a solução ideal para fachadas curvas. Isso possibilita ângulos, formas e raios variados.

Fachada em ACM para o Lord Hotel em Cascavel/PR

Retrofit com alumínio composto

O material serve tanto para obras novas, quanto em trabalhos de retrofit, que basicamente são revitalizações de obras e edifícios antigos. O ACM é indicado para a renovação de pequenos e grandes prédios, fachadas de postos de gasolina, escritórios em geral e até fechamento das laterais de caminhões baús. O revestimento garante longevidade e beleza, comparando com outras soluções no mercado.

Placas de ACM iluminadas

Além de curvas, cores, texturas e outras peculiaridades, a fachada em ACM também pode ser iluminada com LED. O efeito é atraente, especialmente quando a iluminação está localizada nas letras caixa, destacando o projeto de comunicação visual.

ACM com iluminação para a Confeitaria Jauense

Qual o valor do metro quadrado do ACM?

Uma fachada bem feita começa com a contratação de uma empresa que fornece material de primeira e pós-venda de qualidade. Tenha isso em mente ao buscar indicações.

Um orçamento justo também depende dos levantamentos e especificações, que devem ser previstos com cuidado na fase de projeto.

Neste levantamento precisam estar inclusos: custo da matéria-prima, estrutura para execução da obra, tempo de execução, despesas operacionais, impostos, quantidade de profissionais envolvidos no projeto e instalação.

Para você ter uma ideia de valores, o preço médio do metro quadrado do ACM da AGF Soluções em Fachadas custa em torno de R$ 280 para a placa de 3mm com 5 anos de garantia e R$ 320 para a placa de 4mm com 15 anos de garantia. Esse orçamento inclui as chapas de ACM, acessórios e instalação.

O painel em ACM com 3mm é mais utilizado em pequenas fachadas comerciais, para detalhes em projetos arquitetônicos e elementos de comunicação visual. Já a placa com 4mm é ideal para fachadas médias e grandes, tanto comerciais, quanto residenciais.

Mas esse valor pode variar conforme a localidade onde você reside e os detalhes do projeto.

Para fazer a melhor escolha, você deve procurar a ajuda de um profissional da arquitetura comercial e empresa especializada em fachadas de ACM.

Instalação, manutenção e limpeza da fachada em ACM: faça do jeito certo!

Em primeiro lugar, vamos falar sobre a importância da instalação de fachadas em ACM.

Existem diferentes técnicas para instalação, através de suportes metálicos ou colagem com fitas.

Um dos problemas mais comuns nessa etapa é o desalinhamento das peças, ou seja, as placas vão até um ponto e não alcançam ou se alinham ao suporte. Por isso, é importante atenção na etapa de medição, só com o tamanho preciso da fachada a instalação é uniforme e não apresenta variações nas juntas de encontro.

A empresa responsável pela instalação deve ter amplo conhecimento sobre essas técnicas.

Entre as principais falhas é instalar os parafusos de forma desigual e apertar demais. Isso vai desalinhar todas placas, deixando algumas mais fundas e outras mais aparentes.

A finalização deve ser realizada com silicone ou elastômero para obter uma vedação uniforme e perfeita.

Também é possível instalar o produto na alvenaria, sem estrutura, desde que a estrutura da ancoragem seja chumbada e esteja perfeitamente alinhada.

Vale ressaltar também que o arquiteto responsável pelo projeto deve indicar as folgas e a dimensão dos vãos. Esses detalhes vão ajudar a evitar falhas grosseiras no acabamento, alinhamento e modulação das placas.

Check list do projeto para evitar dor de cabeça:

  • Defina os locais da fachada onde as placas serão instaladas
  • Escolha bem o material na etapa de concepção do projeto arquitetônico
  • Calcule (e se preciso revise) com cuidado as dimensões da placas
  • Indique as folgas e a dimensão dos vãos
  • Determine os acabamentos

A Polysolution, um dos fornecedores da AGF Soluções em Fachadas, desenvolveu um perfil de alumínio de engate rápido que permite a instalação de uma fachada de ACM alumínio composto de 4 milímetros de forma rápida e bem resistente e muito bem acabado.

Agora vamos falar da manutenção e limpeza das fachadas de ACM

Os painéis em ACM exigem pouca manutenção, sendo que a principal atenção deve ser com a limpeza.

E não tem segredo: água e sabão neutro. Esse são os únicos produtos recomendados:

Mistura ideal para lavar fachadas de ACM:

  • 500ml de sabão neutro
  • 10 litros de água

Nunca use produtos alcalinos ou abrasivos! Eles danificam o ACM. Para remover resíduos mais difíceis é indicado o álcool isopropílico.

Ao lavar molhe as chapas antes, esfregue com um pano, esfregão ou bucha macia umedecidos, com movimentos circulares.

Para enxaguar você pode utilizar uma mangueira ou máquina de jateamento de água.

Seque a superfície com pano de algodão limpo para evitar manchas.

Ao limpar as placas de ACM em fachadas é possível fazer manualmente, se a fachada for de pequena proporção e mais baixa.

Uma escada ou andaime são necessárias em fachadas mais altas, mas muito cuidado com acidentes e quedas: contrate uma empresa do ramo ou utilize acessórios seguros.

Caso a limpeza seja em locais amplos, como edifícios, grandes fachadas e alturas elevadas, é recomendado a utilização de equipamentos de sistema de água pura, que contam com motor elétrico e bomba pressurizadora, sem necessidade de escadas ou outros materiais de acesso.

O processo reduz pela metade o tempo da limpeza, não requer produtos químicos, não precisa secar e não deixa marcas ou mancha. O processo recupera o brilho e a aparência original do ACM. Neste caso, o ideal é contratar uma empresa especializada.

A frequência da limpeza vai depender do local onde sua empresa está. Pode variar de uma vez por mês em lugares onde há muita poeira e poluição, mas o ideal é programar, no mínimo, quatro limpezas ao ano.

De acordo com os fabricantes, esse é o segredo para que as placas de ACM conservem seu aspecto inicial por mais tempo.

Não esqueça dessas dicas ao criar uma fachada em ACM

  • Faça um levantamento detalhado das medidas do local onde será instalada a fachada em ACM. Isso é fundamental para o sucesso do projeto.
  • Evite desperdício e retrabalho! Isso porque qualquer danificação no ACM, como riscos, amassados, cortes e dobras erradas, inutiliza as placas.
  • Realize ou solicite uma análise, durante a fase de projeto, para descobrir como as superfícies da fachada vão reter a sujeira transportada pelo ar. Lembrando que superfícies horizontais e inclinadas acumulam mais poeira e outros detritos.
  • Permita que a chuva seja um “parceiro” da limpeza, orientando o caminho das águas e facilitar que escorra e seque sobre as placas. Isso vai ampliar o intervalo entre as limpezas.
  • Crie formas de acesso para que não haja necessidade de danificar as placas de ACM em possíveis manutenções na estrutura física da sua empresa.
  • Garanta cuidado na aplicação de dupla face, ajuste de altura e fresagem, como também nos cortes, limpeza de rebarbas e conferência de esquadro.
  • Remova o liner de proteção do ACM imediatamente após a instalação.

Na AGF Soluções em Fachadas você encontra ACM para criar fachadas de lojas, postos de gasolina, concessionárias, estádios de futebol, revestimento de edifícios residenciais e comerciais, comunicação visual, letreiros luminosos, sinalizações e muito mais.

Se você ficou curioso para saber mais sobre fachada em ACM, vamos conversar! Envie seu nome e e-mail para nossa equipe te ajudar a criar uma fachada incrível!

Nome *

E-mail *

Telefone

O que você achou desse conteúdo?

Ganhe uma avaliação gratuita da sua empresa e descubra como aumentar as vendas. Começar agora

Deixe seu comentário para a gente