Definitivamente um projeto de fachada comercial deve ser item obrigatório no planejamento de qualquer comércio que deseja atrair o público certo, transmitir a melhor imagem possível e, consequentemente, vender mais!

Então, se você está pensando em abrir sua loja, mudar de sede ou reformar sua empresa, confere a galeria de fotos que preparamos para quem procura inspiração ao redor do mundo!

Afinal a fachada comercial é o seu primeiro contato com o cliente e pode ser determinante no momento da decisão de compra. E engana-se quem pensa que criar uma fachada perfeita é uma tarefa de outro mundo. Ideias práticas podem te ajudar nessa construção!

Em nossa seleção de fotos você vai encontrar obras em vários lugares do mundo que utilizaram em suas fachadas materiais diferentes e bastante versáteis, com propostas, texturas e custos-benefícios específicos para cada objetivo.

1 – COLÉGIO FIORETTI

Local: Lisse, Holanda
Tipo: Educacional
Produto: Fachadas dinâmicas – dobráveis
Arquiteto: Ir. Aldo Vos, Broekbakema

A Hunter Douglas, referência global em soluções inovadoras para projetos arquitetônicos de fachadas e interiores, desenvolveu um sistema de dobra harmônica acionado por um motor de eixo para que possa abrir e fechar eletricamente. A técnica foi utilizada nas telas dobráveis ​​e nos elementos da fachada curvada do Colégio Fioretti.

As telas harmônicas fixas e deslizantes não são de fechamento plano, mas destacam-se em um pequeno ângulo na posição fechada, por isso funcionam bem em projetos que apresentam curvatura. Os painéis têm uma perfuração de 12% para reduzir a queda de luz e a luz direta do sol. O sistema bloqueia o calor e a luz.

2 – ESTÁDIO ARENA DA BAIXADA

Local: Curitiba, Paraná, Brasil
Tipo: Esportivo
Produto: Teto retrátil, revestimento ACM, estrutura metálica, policarbonato e brises metálicos
Arquiteto: Carlos Arcos Arquite(c)tura

A gigante obra da Arena da Baixada, do Clube Atlético Paranaense, foi construída para a Copa do Mundo em 2014. O projeto conta com um teto retrátil que consolidou a Arena como o primeiro estádio da América Latina e do Hemisfério Sul (construído para o futebol) a utilizar a tecnologia retrátil.

Totalmente demolida e reconstruída para eliminar pontos cegos e, assim, aumentar a capacidade da arena, a cobertura em estrutura metálica foi um dos pontos mais importantes da obra. O projeto também contou com a instalação de ACM (alumínio composto) na cobertura retrátil e no contorno do estádio, etapa realizada pela AGF Soluções em Fachadas, que também assinou o revestimento do setor de transmissão de rádio e TV, a instalação de brises metálicos e da testeira principal da entrada.

A maior parte do fechamento é em policarbonato translúcido. Vidro está presente apenas nas áreas VIP. A cobertura também tem fechamento em policarbonato para aproveitar luz natural e sombrear o gramado. Brises na fachada também atuam como sistema de proteção solar e não impedem a ventilação natural, ajudando na redução da temperatura no interior das dependências da Arena da Baixada.

A intenção do projeto de arquitetura é otimizar o aproveitamento da luz natural, reduzir a dependência do ar condicionado e, simultaneamente, tornar o interior do estádio visível à noite. Transparência da fachada, esplanada com lojas e telão em LED fazem parte da proposta arquitetônica de dialogar e se integrar ao espaço público.

Foto: Fernando Freire

3 – BIBLIOTECA ALBION

Local: Ontario, Canadá
Tipo: Educacional
Produto: Fachadas ventiladas
Arquiteto: Architects Perkins+Will Canada

A Biblioteca Albion, construída em Toronto, foi projetada para oferecer oportunidades de retiro e espaço para a educação. O edifício é composto por vários pavilhões e pátios e se estende por uma área total de aproximadamente 26.000 m2. A parte externa da biblioteca brilha em cinco tonalidades diferentes.

A fachada foi projetada para produzir tanto privacidade quanto proteção solar com a fachada de cerâmica, o que faz com que o prédio pareça um balcão único. Na área frontal do prédio, as hastes de cerâmica foram usadas para atuar como filtro solar e tela de privacidade. Assim, eles não apenas protegem os olhos curiosos, mas também protegem contra a luz solar excessiva.

Além disso, o edifício foi concebido em termos de sustentabilidade e naturalidade. A forma animada, o esquema de cores da biblioteca e a entrada aberta para a rua criam um caráter amigável, convidativo e inconfundível. Como material natural, a fachada ventilada também ganha pontos por sua resistência à temperatura, intemperismo e corrosão, o que garante sua valiosa aparência ao longo de muitas décadas.

Foto: Lisa Logan

4 – EDIFÍCIO COMERCIAL PIXEL

Localização: Melbourne, Austrália
Tipo: Comercial
Produto: Painéis reciclados
Arquiteto: Studio505

Concluído em 2010, o Pixel é o primeiro edifício neutro em carbono da Austrália. Recebeu uma classificação de estrelas verdes e ganhou prêmios como o Prêmio Banksia e o Prêmio BPN de Sustentabilidade. Apenas alguns dos muitos que recebeu no mercado interno e internacional por ser o primeiro edifício de escritórios com baixa emissão de carbono do país, gerando toda a energia e a água que consome.

A fachada comercial multicolorida de cores vivas é, no mínimo inusitada, e opera para fornecer uma tela de sombra, janelas da variedade de vidros duplos, ventilação e iluminação natural.

O sistema de sombra solar no exterior do edifício irá fornecer a máxima quantidade de luz do dia no espaço do escritório, protegendo-a do brilho e calor no verão, enquanto a tecnologia de janela inteligente garante que as janelas abrem automaticamente nas noites frias para permitir o fluxo de ar construção.

5 – STER SHOPPING

Local: Estetino, Polônia
Tipo: Comercial
Produto: Painéis lineares e letras caixa
Arquiteto: MAAS Architecten

O shopping center Ster sofreu uma metamorfose, tanto o interior como o exterior foram completamente renovados. O shopping tem um novo logotipo e site foi redesenhado – tudo sob o lema ‘Live in color’. A marca de listras coloridas será proeminente em campanhas e tem como objetivo receber os clientes no Ster World, onde a família, segurança, conforto e entretenimento são fundamentais.

A comunicação visual permite que as pessoas digam ou mostrem uma mensagem, pois não é apenas quando estamos falando que vendemos nosso negócio ou produto. Uma boa estratégia de marketing deve manter a comunicação visual no topo da lista de prioridades, como fez o Ster. Por isso é importante saber tudo para tomar as decisões certas antes de abrir o seu negócio ou revitalizar sua empresa.

Além disso, a estrutura instalada no shopping fornece aos arquitetos a oportunidade de projetar um sistema de revestimento que cria um acabamento visualmente nítido, limpo e dinâmico para a fachada de um edifício. Tradicionalmente construídos com painéis lineares, o sistema permite que a luz e o ar percorram o sistema, mantendo um excelente desempenho acústico. Os painéis de borda redonda podem ser simplesmente encaixados no sistema de transporte para formar linhas horizontais ou verticais atraentes.

O material é versátil e pode ser empregado em fachadas externas, telhados, edifícios em forma de cúpula, paredes interiores, tetos e varandas, além de renovação de edifícios já existentes.

6 – LOJA T-MOBILE

Local: Illinois, Chicago, Estados Unidos
Tipo: Comercial
Produto: Letras-caixa e fachadas ventiladas
Arquiteto: FRCH Design Worldwide

A T-Mobile em Chicago é uma das queridinhas da marca desta telefonia. O grande pórtico de vidro na área de entrada é impressionantemente emoldurado por elementos de cor creme, que apresenta um perfil de projeção e a impressão de papel de parede texturizado. Quanto mais alto os elementos, mais claros eles estão na cor. Um aspecto de design realmente inventivo são as tiras de iluminação integradas, que emprestam à fachada inúmeros pequenos “destaques”. A letra caixa com iluminação em LED é a cereja do bolo deste projeto super alinhado ao conceito tecnológico da marca.

7 – BÔNUS

Fachadas feitas pela AGF

Pioneira no mercado paranaense, a AGF Soluções em Fachadas atua desde 1994 em todo o território nacional e já participou de centenas de projetos de fachadas comerciais e comunicação visual de empresas, em parceria com arquitetos e profissionais de diversas áreas.

Executa projetos de revestimento em ACM, painéis, brises e forros metálicos, policarbonato, estruturas metálicas, fachadas ventiladas, além de um serviço especializado em comunicação visual, aplicando elementos de letra-caixa, revestimento e iluminação em LED. Além disso é representante oficial de marcas como Hunter Douglas® do Brasil, Projetoal, Day Brasil, Belmetal, Sunsite, Actos, Bold, Polysolution, entre outras.

Entre as empresas que confiaram na qualidade dos produtos e no atendimento de alto padrão, estão marcas como Petrobras, Mitsubishi, Jeep, Toyota, Caixa, Vivo, Riachuelo, Lar, Sesc. Uma trajetória de sucesso reconhecida com a grande obra da Arena da Baixada para a Copa do Mundo em 2014.

Aproveite e inspire-se em obras de fachada comercial realizadas pela AGF acompanhando também as novidades pelo Instagram.

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