Imagine que daqui uma semana é o Dia das Mães ou outra data comemorativa lucrativa para o varejo.

O que fazer para aproveitar a ocasião para vender mais e melhor em sua loja?

Preparar-se para vender melhor é um diferencial necessário para empresários de qualquer segmento. As datas comemorativas são oportunidades para ampliar o faturamento e merecem atenção especial no planejamento da sua loja.

Para ajudar você reunimos dicas práticas com o objetivo de contribuir com o seu planejamento para vender melhor, tanto no dia a dia e, especialmente, nas datas comemorativas mais importantes do nosso calendário:

  • Páscoa
  • Dia das Mães
  • Dia dos Namorados
  • Dia dos Pais
  • Dia das Crianças
  • Black Friday
  • Natal

Ações programadas de forma repentina podem não trazer o resultado esperado e o retorno passar longe do desejado.

É preciso trabalhar de forma integrada com diversos elementos e dedicar tempo para planejar ações para o ano todo.

O que planejar e organizar para vender melhor em datas comemorativas?

Para ampliar a competitividade no comércio não basta ter somente produtos ou serviços de qualidade, uma loja bonita ou um nome interessante.

Antes de mais nada, revise o seu check list do planejamento ideal:

  1. Defina o público-alvo: para quem vender
  2. Ofereça o mix ideal de produtos: o que vender
  3. Defina ações promocionais: o que fazer para aproveitar a oportunidade
  4. Prepare a equipe: como atender, argumentar e vender
  5. Organize o ponto de venda: como atrair, conquistar e manter clientes
  6. Divulgue para ter sucesso: atraia clientes

Após planejar adequadamente suas campanhas promocionais, especialmente em datas comemorativas, é hora de fazer acontecer!

Confira as dicas para lucrar mais nas datas comemorativas:

Marketing sensorial

Aromas personalizados podem impulsionar as vendas.

Na Páscoa, trabalhe com o atraente cheiro de chocolate, esse aroma pode manter o consumidor por mais tempo na loja, aumentando as chances de compra.

Os aromas proporcionam uma sensação agradável ao ambiente e um sentimento de acolhimento ao cliente.

Compras por impulso

Pequenos produtos, novidades e itens baratos são comprados por impulso. Exponha os produtos combinando itens de maior e menor valor, que possam ser comprados por impulso num complemento ao presente principal.

Essa tática funciona bem no Dia das Mães.

Incentive as compras por impulso expondo itens de menor valor e preço cheio em locais estratégicos, como ao lado do caixa.

Aproveitar as redes sociais para fisgar compras por impulso também pode potencializar suas vendas. Invista em uma campanha específica com produtos temáticos ou promoções elaboradas para cada data.

No fim deste post, inclusive, tem mais dicas sobre isso!

Capriche nos detalhes

Fachadas que causam boa impressão atraem o cliente para perto da loja. E nessa hora a vitrine deve cumprir o seu papel: ser visualmente harmoniosa e rica em detalhes.

Uma vitrine bem montada é capaz de realizar uma das tarefas mais difíceis para quem trabalha no comércio: convencer o consumidor a entrar na loja.

Qualquer comerciante, independentemente do tamanho do seu negócio ou localização, pode montar uma bela vitrine.

Basta usar a criatividade e planejar!

É fato comprovado: uma vitrine adequada pode aumentar as vendas em até 30%.

Ambientes temáticos

A vitrine deve ser uma extensão do que o consumidor vai encontrar dentro da loja. E atender essa expectativa vai garantir uma experiência mais prazerosa ao cliente e aumentar as chances de comprar na sua loja.

No Dia das Crianças, por exemplo, transmita mensagens lúdicas.

Na prática veja o que você fazer:

  • Crie um quebra cabeça gigante ou um jogo de xadrez para os pequenos
  • Monte espaços com brinquedos para venda, como bicicletas, pipas, bonecas
  • Exponha um poema na vitrine, fisgue com memórias da infância dos pais

Atenda bem, sem forçação

Nenhuma empresa existe sem clientes.

Faça a diferença realizando um atendimento que não irrite ou frustre as expectativas dos clientes.

Oriente sua equipe que um bom atendimento significa cortesia, prontidão, paciência, interesse, receptividade, credibilidade e conhecimento do produto.

Mantenha sempre os funcionários treinados e orientados a oferecerem aos clientes informações que facilitem a escolha das melhores soluções para as suas necessidades.

Apresente informações úteis e claras sobre os produtos e serviços comercializados, evitando utilizar jargões técnicos que sejam desconhecidos pelos clientes.

Procure maneiras de oferecer aos clientes atendimento ágil, facilitado e conveniente. As pessoas valorizam ações e pessoas que lhes economizem tempo e esforço.

Em alguma datas, ser habilidosamente ágil pode ser a melhor estratégia do vendedor.

No Dia das Crianças isso fica bastante evidente.

Lojas normalmente cheias e pais acompanhados dos pequenos são uma combinação explosiva.

Para tornar o atendimento mais assertivo, atenda conforme a faixa etária, então cuidado para não exagerar na linguagem “fofa”. Seja interativo, mas não prolongue a venda.

E, por último, mas não menos importante: personalize todo o atendimento.

Ao atender, apresenta-se e pergunte o nome do cliente. Tratar uma pessoa pelo nome é um gesto tão simples, mas muito impactante.

E entre em contato com seus clientes depois da venda para saber se estão satisfeitos.

Potencializando promoções

Ao planejar uma campanha promocional aumente a quantidade de mercadorias à mostra. Quanto mais itens expostos, maior a percepção de preços baixos.

Exponha as ofertas mais atraentes à direita da entrada da loja. É para este lado que o consumidor tende a dirigir o olhar logo que passa pela porta.

Considere a possibilidade de adotar cartões de fidelidade para oferecer descontos ao cliente cativo. Teste na Black Friday, incentivando quem já comprou com preços mais baixos a voltar a sua loja.

Promova um Boxing Day

Organize um dia para liquidar as sobras. Esse é o Boxing Day!

O termo é utilizado em vários países de língua inglesa para descrever o dia seguinte ao Natal, quando as sobras de mercadorias de numerosos estabelecimentos comerciais entram em liquidação por preços significativamente menores do que os originais.

A prática pode ser adotada em qualquer comemoração do calendário se você tiver produtos ou kits temáticos vendidos em datas comemorativas.

Mas antes avalie se essa ação é financeiramente viável para o seu negócio. Analise os custos para ter certeza que realmente vale a pena!

Se você já aplica alguma dessas dicas, tem algum case ou ficou com alguma dúvida, compartilha com a gente nos comentários!

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