Seja uma fachada de loja de rua ou em shoppings, em grandes ou pequenos negócios, elas dizem muito sobre uma empresa. Para acertar em cheio na comunicação visual é preciso ser chamativo sem poluir o ambiente. Mas como fazer isso?!

Qual é o primeiro passo para fazer uma fachada de loja?

Que tal começar compreendendo o que é uma fachada?!

As fachadas comerciais são extensões da identidade visual da empresa. Elas precisam comunicar o que é o seu negócio, respeitar o conceito da marca e combinar com os produtos ou serviços oferecidos. Então o primeiro passo é entender o objetivo do seu negócio para transmitir esses valores na fachada. Uma boa comunicação visual certamente vai atrair mais clientes.

Depois de levar em conta o conceito do negócio, chegou a hora de estudar o seu público-alvo. Alinhar a sua comunicação visual aos desejos dos clientes pode ajudar você a vender mais e se destacar da concorrência.

Fachadas comerciais tem poder!

Então antes de tudo entenda o comportamento e o perfil de cada tipo de público que pretende atingir para ter elementos suficientes para agregar em seu projeto de fachada comercial.

O que, para quem e onde está sua empresa

Conhecer a localidade onde está sua empresa antes de criar uma fachada pode te garantir um passo a frente da concorrência. Isso porque conhecer o bairro, as empresas que estão lá e como são as fachadas comerciais daquela região revelam elementos que vão colaborar para criar projetos atrativos, criativos e que harmonizam com o ambiente.

E cabe aqui uma dica extra: cuidado com a poluição visual.

Nessa hora, menos (definitivamente) é mais!

Poluição visual

Agora que você se tornou um conhecedor nato do seu negócio, público e território, explore materiais e soluções diferentes para compor uma comunicação visual interessante. Fachadas comerciais não são idênticas ou se resumem a um único tipo de elemento, como um muro pintado ou um luminoso. As fachadas de lojas perfeitas são incrementadas com recursos, tecnologias e formatos diferentes.

Passo a passo para fazer uma fachada comercial perfeita:

  1. Defina a mensagem que o seu negócio quer transmitir
  2. Estude o seu público-alvo e entenda os seus desejos
  3. Mapeie a região, identifique seus concorrentes e vizinhos
  4. Crie uma logomarca com profissionais especializados
  5. Escolha uma localização estratégica para colocar o logotipo
  6. Capriche na iluminação, vitrines e acessos da sua empresa
  7. Cuide da manutenção e limpeza da fachada
  8. Pesquise sobre leis de comunicação visual em sua cidade

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Então recapitulando: além de visibilidade, bom senso e bom gosto, aposte em uma comunicação visual que tenha a ver com seu público!

Também é importante escolher uma boa empresa para executar sua fachada. Quando se trata de contratar uma empresa de comunicação visual é importante saber exatamente com o que você está concordando para não ter problemas no futuro.

Além disso, uma boa empresa que faz fachada de loja fornece produtos de primeira (e duráveis), atendimento completo e preço justo.

E agora atenção aos detalhes!

  • Legislação: cada cidade tem leis de comunicação visual que regem sobre o uso de inscrições e logotipos em fachadas comerciais.
  • Iluminação: esse item tem a ver com segurança, mas é o-bri-ga-tó-rio caso sua empresa funcione até mais tarde, por exemplo. Sem luz, ninguém vai te encontrar.
  • Manutenção e limpeza: não adianta instalar a fachada e esquecer que ela está lá. Sujeira, desgaste ou aparência de abandono pode até afastar clientes. E isso, sem dúvidas, não é legal!

E então empreendedores, tudo pronto para criar uma fachada de loja perfeita?

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