Que cliente bem atendido compra mais todo mundo sabe. Mas o difícil mesmo é acertar a fórmula do bom atendimento ao cliente com mudanças simples e, realmente, eficientes.

Uma fachada perfeita, com a vitrine atrativa e a organização da loja adequada não são garantia de nada se, ao entrar, o cliente for surpreendido por um atendimento ineficiente.

Que tal começar encarando o atendimento ao cliente como um ciclo contínuo de atendimentos?

Ao finalizar uma venda já pense no próximo momento de contato com o cliente e prepare-se para manter um relacionamento eficaz com ele.

Aposte em um relacionamento eficaz para fidelizar consumidores e deixar clientes satisfeitos. Em qualquer situação, com clientes satisfeitos, sua empresa será sempre bem-vista.

Além disso, quanto maior a concorrência, a capacidade de cada empresa em vender e reter clientes passa a ser a “arma” mais importante para se manter competitiva.

Busque este diferencial realizando um atendimento que não irrite ou frustre as expectativas dos consumidores.

Antes de ir mais a fundo, vamos resgatar o be-a-bá para quem está formando uma equipe de vendas e quer começar do jeito certo:

  • Seja simpático e tranquilo
  • Mantenha a serenidade e o bom humor
  • Nunca atenda mascando chicletes ou comendo
  • Fale em tom de voz audível para o ambiente
  • Deixe transparecer a satisfação em atender pessoas
  • Evite gírias e termos técnicos em excesso
  • Controle gestos impulsivos e julgamentos pessoais
  • Não interrompa o atendimento de outro atendente, exceto para complementar a informação

E para complementar essa lista separamos algumas sugestões de especialistas do Sebrae para empresas e lojistas que querem atender cada vez melhor.

13 dicas para você turbinar o atendimento ao cliente

1 – Prepare-se para atender bem

Um bom atendimento ao cliente significa ter paciência, ser cortês, demonstrar interesse, conhecimento do produto ou serviço. Oriente sempre sua equipe sobre esses princípios.

2 – Invista em seu time de vendas

Orientação e treinamento nunca são suficientes para deixar clientes satisfeitos. Procure sempre aperfeiçoamento para sua equipe se manter atualizada.

3 – Defina uma linguagem

Falar difícil não impressiona, muito pelo contrário, pode afugentar clientes. Então prefira uma comunicação clara, prática e útil.

4 – Seja ágil e consistente

Nos dias de hoje tempo vale ouro! E essa dica também: um cliente vai valorizar uma empresa ou loja que seja ágil e eficiente durante o atendimento. Isso significa economia de tempo e esforço.

5 – Saiba ouvir e se comunicar

Muito mais do que “vender o peixe”, vendedores devem ser eficazes na arte de ouvir seus clientes. E aqui vão algumas dicas bem pontuais:

  • Concentre-se no conteúdo dito pelo cliente e não se distraia
  • Tenha paciência quando os clientes não sabem expressar o que desejam
  • Se for preciso, questione para compreender o que o consumidor procura
  • Não tente adivinhar o que o cliente quer, interrompendo sua fala
  • Nunca demonstre falta de atenção

6 – Passe segurança ao cliente

Para evitar o remorso do cliente ajude a tranquilizá-lo com frases como: “Estou certo que o presenteado realmente gostará da lembrança”. Após a venda saber se ele está satisfeito com o que comprou também é uma boa estratégia de fidelização.

7 – Personalize o atendimento

Essa dica é clichê, mas muito eficaz! Sempre trate o cliente pelo nome e se apresente também. Um atendimento pessoal, e portanto, único, é talvez o suficiente para você fechar uma venda.

8 – Desburocratize a venda

Se for complicado comprar em sua loja, as pessoas não voltarão. Isso é fato! Seja direto e objetivo.

9 – Motive com recursos extras

Utilize recursos extras de contato com o cliente para motivá-lo a acessar e visitar sua loja, como WhatsApp, mídias sociais ou o tradicional e-mail.

Especialmente em datas comemorativas ou especiais (como no aniversário do cliente) essa dica pode ajudar a vender mais!

10 – Mantenha um diário dos clientes

Registre todos os dados sobre o comportamento do cliente, como por exemplo o que já comprou, quantas vezes, quantas e quais reclamações já realizou e pontue o nível de satisfação do cliente.

11 – Explore novas ferramentas

Utilize ferramentas, como aplicativos ou softwares, que possibilitem você conhecer o consumidor, estudar o perfil e as necessidades de cada cliente.

12 – Dê voz aos consumidores

Procure maneiras criativas de pedir a opinião de seus clientes no pós-venda. Isso vai te dar base para melhorar suas técnicas de vendas.

13 – Reconheça clientes fiéis

Valorizar clientes pode ser a garantia de fidelização. Ofereça brindes ou descontos para clientes que compram com frequência. Uma estratégia muito utilizada (e apreciada) são os cartões-fidelidade.

Para fechar, algo muito importante para lembrar sempre!

Entenda que a maior barreira já foi vencida quando o cliente resolveu entrar na sua empresa e fazer negócio com você. Agora com essas dicas é só trabalhar para que ele volte mais vezes!

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