Os ambientes de trabalho mais espetaculares do mundo mostram como é possível transformar empresas tradicionais através em escritórios criativos, funcionais e produtivos.

Muitas empresas estão apostando que o local de trabalho pode ser confortável, dinâmico e divertido. E a tendência é que haja mais abertura para isso nos escritórios do futuro.

A missão é inspirar e motivar cada vez mais os colaboradores a terem novas ideias e atrair os clientes através de uma experiência de consumo diferente.

Afinal, pesquisas revelam que adicionar elementos criativos e divertidos fazem toda a diferença na performance das empresas.

Um ambiente descontraído contribui para motivar os funcionários, mas também é fundamental dar atenção também às normas de ergonomia no trabalho que são essenciais para a saúde e produtividade de uma equipe.

Por isso, profissionais de arquitetura e empreendedores estão investindo em projetos de ambientes de trabalho criativos e ergonômicos para potencializar o uso do espaço e extrair o máximo de seus times.

Inspire-se nessas ideias de escritórios criativos para trabalhar:

1. YOUTUBE

Local: Califórnia (Estados Unidos), Tóquio (Japão) e Londres (Inglaterra)

Essas três sedes do YouTube combinam perfeitamente diversão e negócios. Na Califórnia o escritório conta com piscina e pequeno campo de golfe.

Localizado no alto da Torre Mori, no centro de Tóquio, o layout do Tokyo Creator Space do Youtube é organizado em torno de uma parede visualmente impressionante de painéis vermelhos derivados do logotipo distinto da marca, enquanto outro muro serve como “Hall of Fame”, mostrando imagens dos principais produtores.

A decoração moderna, as cores vibrantes e a comunicação visual são os carros-chefes da sede em Londres. A mobília rearranjável, assim como a variedade de superfícies de parede, persianas e configurações de teto são bastante característicos nas obras.

Fotos: Divulgação/Office Snapshots

2. 3M DESIGN CENTER

Local: Saint Paul (Minnesota)

Eric Quint, diretor de design da 3M, empenhou-se em fornecer aos projetistas da empresa o melhor espaço criativo que a marca poderia oferecer. E quando se trata de espaços de trabalho, ele diz:

“Os cientistas precisam de laboratórios; os administradores precisam de escritórios; os designers precisam de espaços criativos”.

O icônico 3M Design Center é um amplo espaço multinível de 38.000 metros quadrados destinado a trazer os criativos da empresa de várias disciplinas – produtos, gráficos, UX, embalagens, materiais – tudo sob o mesmo teto.

Filas de mesas e estações de trabalho ocupam boa parte do espaço. E os andares subterrâneos comportam o laboratório de prototipagem rápida e a biblioteca de materiais.

3. KBP WEST OFFICES

Local: Califórnia (Estados Unidos)

Um edifício exclusivo de conferência de três alas serve como o ponto focal deste escritório para a agência de publicidade Kirshenbaum Bond & Partners West.

A estrutura abriga quatro salas de reuniões, cada uma com sua configuração e tratamento de material exclusivos. As três alas são separadas por portas dobráveis ​​acusticamente seladas que podem ser abertas para unir as salas em uma única sala de reunião.

Cadeiras que abusam das cores deram um toque jovem à sala de reunião e também oferecem comodidade. Cadeiras ergonômicas devem cumprir também com essa função: acomodar os visitantes e colaboradores com conforto.

Mas além de uma decoração interessante, o bom planejamento arquitetônico do ambiente de trabalho garante a saúde de quem trabalha no ambiente.

Fotos: Richard Barnes

4. RED BULL

Local: Cidade do Cabo (África do Sul)

A sede nacional abriga as funções profissionais de negócios da bebida energética Red Bull e, ao mesmo tempo, representa a energia e a natureza dinâmica da Red Bull, as pessoas que trabalham para a marca e os atletas e influenciadores que usam a Red Bull todos os dias para realizar seus sonhos e ideias.

A empresa criou um espaço autêntico que mistura peças antigas com mobília contemporânea e peças de design exclusivo.

O design faz uso de conteúdo inspirado pelos opinião culturais da Red Bull, incluindo artistas, músicos e atletas que representam a marca pelo mundo.

O escritório é um centro aberto e criativo onde todos os funcionários, atletas, artistas, fotógrafos, designers, DJs, músicos, produtores, agências, parceiros de marca, jornalistas e visitantes da Red Bull são bem-vindos e querem participar.

Fotos: Divulgação/Office Snapshot

5. PORQUENÃO?

Local: São Paulo (Brasil)

A empresa desenvolvedora de aplicativos mobile PorQueNão? decidiu criar um ambiente de trabalho capaz de inspirar a inovação em seus colaboradores.

O escritório de 100 metros quadrados abriga designers, desenvolvedores, analistas de negócios e outros funcionários em um espaço amigável e aberto, que pretende estimular a comunicação e o trabalho em equipe.

Um espaço que inspira, motiva, diverte, desafia e emociona!

O escritório acolhedor de 100 metros quadrados utiliza formas inovadoras e completamente diferentes (temas de praia e piquenique), além de uma sala de reunião (tema de fábrica) como áreas de trabalho alternativas mais relaxantes e gratuitas.

O projeto da Caselúdico mistura soluções de audiovisual, estética e comunicação visual, explorando bastante a marca através de materiais como letras caixa, transformando os motivos cotidianos e insights em cenografia.

6. VODAFONE

Local: Porto (Portugal)

O edifício sede da Vodafone, no Porto, foi escolhido como um dos 20 mais surpreendentes escritórios criativos do mundo pelo The Cool Hunter, uma página de Internet especialista em cultura e design.

Na década de 80, a Vodafone era uma pequena startup do Reino Unido. Atualmente é uma das grandes empresas de telecomunicações móveis do mundo.

O super moderno edifício foi projetado pelos arquitetos José António Barbosa e Pedro Guimarães da Barbosa Guimarães Arquitectos.

O desejo dos arquitetos de refletir o credo da Vodafone “Vodafone Life, Life in Motion” levou ao desenvolvimento de uma obra que dribla a estática e parece estar fora do eixo.

Uma forma totalmente irregular, quase como se a fachada tivesse despencado do céu e permanecesse desgrenhada e parcialmente exposta. Parte dos andares são subterrâneos.

Se você busca ideias para fachada comercial, a sede da Vodafone se assemelha a uma arte de um origami inacabado, as vistas internas trazem à mente as muitas variações de espaços angulares, irregulares e agradavelmente não resolvidos.

Fotos: Fernando Guerra – FG+SG

Ganhar diagnóstico gratuito

7. FACEBOOK

Local: Califórnia (Estados Unidos)

O Facebook ouviu seus colaboradores e criou grandes ambientes de trabalho e diversão, onde é possível andar de skate, relaxar e até curtir uma balada.

O complexo é uma construção ligada ao escritório antigo – aquele que possui a imagem do botão “curtir” em uma enorme placa na entrada.

São 430 mil metros quadrados, entre salas fechadas e amplas áreas, que podem concentrar cerca de 3 mil pessoas simultaneamente.

Um dos destaques do projeto é o telhado do edifício principal, onde há um jardim suspenso de 90 mil metros quadrados com 400 árvores.

Na parte interna, o prédio possui paredes grafitadas, estações de trabalho compartilhadas e salas maiores.

O sonho de consumo da sede, definitivamente, é a sala de reunião inundada por bolinhas coloridas, como as de piscinas infantis.

8. GOOGLE

Local: Zurique (Suíça)

Salas temáticas, mesas de sinuca, canos e tobogãs que se conectam a todos os ambientes: assim é o maior escritório da empresa fora dos Estados Unidos com 12 mil metros quadrados.

O prédio de Zurique, com vista para os Alpes Suíços, tem áreas incrivelmente divertidas. Colorido e lúdico, não por acaso foi apelidado de “visão real da montanha”.

Salas de trabalho que mesclam o convencional com o moderno e criativo representam uma nova geração de ambientes empresariais.

O projeto foi assinado pelo escritório de arquitetura Camenzind Evolution, que se baseou em pesquisas com funcionários guiadas por psicólogos. Os profissionais ajudaram a compreender as necessidades e expectativas dos colaboradores para explorar toda funcionalidade que o local poderia oferecer.

Criatividade, diversão e ambientes super conectados transmitem a cultura empresarial dos três pilares da multinacional.

Fotos: Divulgação/Office Snapshots

9. OUTPROMO

Local: São Paulo (Brasil)

De ambiente de trabalho criativo essa agência entende. E tudo começa na fachada do prédio, espalhando-se pelas paredes, escadas, armários, cadeiras e até nos pufes da Outpromo.

Uma estrutura de 1.500 metros quadrados conta com quatro salas de reunião, jardim, mesa de sinuca, churrasqueira, geladeira com cerveja gelada para happy hours da firma.

Fotos: Divulgação/Office Snapshots

10. DTAC

Local: Bangkok (Tailândia)

Uma das principais empresas de telecomunicações da Tailândia, a Total Acess Communication PCL, inaugurou sua nova sede e tornou um dos maiores edifícios comerciais do país.

São 62.000 metros quadrados distribuídos em 20 andares, o QG acomoda mais de 3.000 funcionários, que anteriormente estavam dispersos em seis locais diferentes em Bangkok.

Entre as milhares de mesas de sinuca e máquinas de venda automática, um enorme anfiteatro de biblioteca circular e um andar inteiro com futsal, tênis de mesa, pista de atletismo, além de espaços de shows e performances.

O australiano Hassell venceu a competição para projetar o espaço e alinhá-lo com a visão da DTAC. Um ambiente aberto e flexível, com madeira natural, luz natural e espaços construídos propositadamente.

11. TECHNOLOGY CENTER MEDICAL SCIENCE

Local: Berlim (Alemanha)

O edifício elegante e brilhante é o Centro de Tecnologia Ciência Médica.

A proprietária do edifício é a Otto Bock Healthcare GmbH, uma das maiores e mais antigas empresas do mundo projetando, fabricando e vendendo próteses e produtos ortopédicos.

Foi fundada em 1919 por Otto Bock para atender às necessidades dos veteranos de guerra. Os três últimos andares do novo prédio são ocupados pela empresa e por suas instalações de treinamento e demonstração.

Se você acha que o prédio projetado pela Gnädinger Architects parece um tanto estéril e sintético, os arquitetos e proprietários não se sentiriam ofendidos.

O edifício tem duas funções principais – é uma instalação corporativa e um centro de ciências – mas ambos têm a ver com mobilidade humana, especificamente andar e agarrar, e biônica (tecnologia modelada na natureza).

A fachada é projetada para se assemelhar à estrutura das fibras musculares.

A sensação clínica e as formas radicais são o que torna este complexo tão legal.

E então, deu pra se inspirar na nossa seleção dos escritórios criativos mais espetaculares do mundo?

Conta pra nós nos comentários qual deles você mais curtiu!

O que você achou desse conteúdo?

Ganhe uma avaliação gratuita da sua empresa e descubra como aumentar as vendas. Começar agora

Deixe seu comentário para a gente