Quem diz que pra fazer propaganda você precisa pagar caro ou investir apenas em canais tradicionais? Vamos mostrar como ações de rotina e investimento em canais diferentes podem ajudar a posicionar melhor a sua marca no mercado. Se você está se perguntando: como divulgar minha empresa gastando pouco, confere essas dicas!

Pra começar: e se a gente te contar que tudo começa de dentro pra fora? Isso quer dizer que não adianta investir toda sua verba em grandes campanhas de publicidade se as ações internas do seu time não condizem com os objetivos e as metas da empresa.

Ou seja, além de estar presente nas mídias, é super importante levar em conta aspectos como pontualidade e cuidado no atendimento a clientes, como também valorizar a apresentação da marca em si, seja através de um projeto bacana de fachadas comerciais até fornecer brindes funcionais, pra que sua empresa seja reconhecida e lembrada.

Mas sem dúvidas, divulgar a empresa pode ajudar a alcançar novos clientes e fazer o seu negócio crescer. E nesse momento não é preciso uma grande verba para marketing. O que faz a diferença é alinhar boas estratégias com foco e criatividade.

Pra te dar uma mãozinha listamos dez ideias de como divulgar o seu negócio gastando pouco. Confira!

1 – Apareça nas redes sociais

Divulgar a sua empresa nas redes sociais é uma ótima pedida se a sua intenção é encontrar novos consumidores, fidelizar clientes e abrir novos mercados. Você pode criar um perfil da sua empresa sem gastar nada e através dele realizar publicações, lançar promoções e informar novidades. Mas para alcançar bons resultados é preciso ter uma frequência constante, interagir com o público e traçar uma estratégia. Pesquise profissionais em sua cidade que podem te ajudar a desenvolver campanhas específicas por um valor acessível.

2 – Personalize o contato

Enviar e-mails é uma ação muito econômica, mas porque não se destacar enviando cartas para clientes e prospects. Talvez você ache estranho ou ultrapassado, mas saiba que até o Google, uma empresa totalmente tecnológica, utiliza essa ferramenta em sua estratégia de captação de clientes. Mas atenção: tenha um bom motivo pra usar essa ferramenta, ou seja, agregue valor à mensagem. Uma boa pedida são vouchers de desconto para futuras compras.

3 – Mostre onde você está

Pra ser notado e lembrado é imprescindível que sua empresa tenha uma apresentação à altura. Isso quer dizer que você deve priorizar a criação de uma boa fachada pra apresentar sua marca. Atualmente existem diversos tipos de materiais com ótimo custo benefício. Mas garanta que vai procurar uma empresa que oferece material e serviços de qualidade, pra que esse investimento seja duradouro.

4 – Apoie causas sociais

Realize uma ação em prol de uma causa que você apoia. Pode ser uma festa mais descontraída ou um evento técnico. São momentos que possibilitam novos contatos e mostram o comprometimento da sua empresa com o bem-estar coletivo.

5 – Fique conectado

É bem comum nas redes sociais encontrar grupos de discussão segmentados por assunto, preferências, hobbies, entre outros. Busque os mais relevantes pra sua empresa e participe. Fique de olho em solicitações por produtos e serviços que sua empresa pode atender. Interaja com o público e publique conteúdos interessantes, mas respeite as regras do grupo.

6 – Gere mídia espontânea

Reportagens geram mais credibilidade do que a publicidade paga. Mas pra receber a cobertura espontânea, ou seja, sem pagar nada, em veículos de comunicação, você deve produzir conteúdos interessantes, no momento certo. Vale a pena contratar um profissional da área (assessor de imprensa ou relações públicas) para planejar e executar uma estratégia esporádica nesse sentido.

7 – Batalhe pelos clientes

Custa muito menos trazer um cliente de volta do que atrair um novo. Então retome o contato, descubra o que fez ele se afastar e reconheça a situação. Ser gentil pode ser um trunfo inteligente pra resgatar e fidelizar (de vez) esses clientes.

8 – Ofereça uma experiência

Se você tem uma loja de móveis porque não contratar monitores para interagir com clientes em um espaço kids. Na hora de escolher qual loja ir, com certeza quem tem filho vai optar pela empresa que oferece mais tranquilidade, conforte e sossego no processo de compra. O mesmo vale para outros tipos de negócio: uma cafeteria no salão de beleza ou até um lounge com vídeo game em sua loja de calçados. Que marido não vai curtir acompanhar a esposa nas compras?!

9 – Fortaleça sua base de e-mails

O e-mail marketing é definitivamente uma ferramenta de baixo custo que pode gerar resultados relevantes pra sua empresa. Serve pra melhorar o relacionamento com os clientes e aumentar as vendas. Mas só funciona quando você tem uma lista de e-mails segmentada, atualizada com uma estratégia focada em outros resultados, além de divulgar promoções. Uma boa ação é disparar mensagens que ajudam a resolver problemas no dia a dia de clientes (contanto que tenham a ver com o seu produto/serviço). E o melhor de tudo, existem ferramentas gratuitas para criar e gerenciar suas campanhas de e-mail marketing.

10 – Proponha parcerias

Realizar parcerias com outras empresas que compartilham públicos semelhantes pode ser uma ação de baixo custo com resultados rápidos. Uma academia de musculação pode oferecer descontos especiais pra clientes de salões de beleza, por exemplo.

Preparado pra colocar a mão na massa e planejar sua próxima divulgação? Não é fácil encontrar formas de como divulgar sua empresa gastando pouco. Mas com estas dicas você vai ser mais assertivo em suas ações sem gastar horrores. E se você quer receber mais dicas sobre como aumentar o alcance do seu negócio. Siga a AGF no Facebook e receba em primeira mão ideias incríveis!

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